terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Cinco livros que foram baseados em fatos reais.

E aí galera, tudo de boa? 

Pessoal, que calorão é esse neste Rio de Janeiro? Ta demais...Muita Água gelada para Hidratar o corpo neste verãozão que está  de matar...

Bom, mas o blog segue como sempre, nestes dias com o autor aqui na frente do ventilador para ajudar Rsrsrs...

E hoje eu estou trazendo uma lista com alguns livros baseados em fatos reais. Eu aprecio bastante essas obras inspiradas na realidade, que não são somente ficção!

Galera, eu vou abrir a nossa lista com um livro clássico do suspense e terror...

"Psicose", do autor Robert Bloch.
Sobre o livro...

Este livro foi publicado originalmente em 1959, e já no próximo ano foi adaptado parar os cinemas. O filme dirigido por Alfred Hithcock ganhou o status de antológico. 
Em seu livro, Bloch conta a história de Norman Bates, um homem de 40 anos, super controlado pela mãe dominadora, e que gerencia um hotel de beira de estrada, que por sinal é a antiga rodovia. Durante uma forte chuva, uma moça chamada Mary Crane resolve passar a noite neste hotel até que o tempo melhore e então começa o pesadelo. Tanto livro quanto filme foram um grande sucesso de crítica e também de público.


A inspiração...

O livro foi inspirado  no caso do assassino de Wisconsin, Ed Gein. O protagonista Norman Bates, assim como Gein, era um assassino solitário que vivia em uma região rural e bastante isolada, vida inteira esteve com uma mãe super dominadora. Ele construiu um santuário para ela em um quarto e se vestia com roupas femininas. 
O autor, morador de uma cidadezinha no estado de Wisconsin, nos Estados Unidos, soube por notas nos jornais de um caso assustador no vilarejo de Plainfield. Passou a anotar cada nova informação em um caderninho e chegou a um assassinato em série que perturbou os americanos em novembro de 1957.

Psicopata Ed Gein no qual o filme Psicose foi inspirado.

A mãe de Gein não deixava estranhos interagirem com ele e seu irmão. Quando frequentava a escola, sua mãe chegava ao ponto de impedir qualquer tentativa do filho de ter amigos. Gein confessou ter desenterrado várias sepulturas de mulheres de meia idade, que se pareciam com a sua mãe. O psicopata levava-as para casa, onde ele bronzeava as peles, um ato descrito como insano ritual travesti. Gein negou ter tido relações sexuais com os cadáveres, porque, segundo ele, estes "cheiravam demasiado mal". Ele também admitiu que matou uma mulher chamada Mary Hogan, desaparecida desde 1954.

Desde o ano de sua primeira edição, o livro vem 
trazendo diversas capas...

Título e capa original 1959
Psycho


As outras edições...


... 
Não deixe de conferir a resenha "Psicose"


E dando continuidade a nossa lista temos...

 "O iluminado", do autor Stephen King.

Sobre o livro...

A história se passa quase totalmente dentro no Overlook, um hotel fictício isolado nas montanhas rochosas do Colorado. A história do hotel é descrita durante o livro por vários personagens.O ex-zelador do hotel, Delbert Grady acabou sedendo a insanidade do isolamento do local e matou a sua família e a si mesmo.

Jack Torrance, sua mulher Wendy e seu filho de cinco anos Danny, se mudam para o hotel porque Jack aceita o emprego de zelador durante a baixa temporada de inverno, quando o hotel fica deserto e isolado.

O hotel carrega forças sobrenaturais malignas por causa do passado, o que não é para menos, um cara matou sua família ali...Danny, que tem premonições do perigo do Overlook para a sua família, começa a ver fantasmas e visões assustadoras do passado do hotel, mas lembra que elas não são assustadoras agora, no presente. Tendo dificuldades em possuir Danny, o hotel começa a possuir Jack, tirando dele a sua vontade e desejo de trabalhar. Como Jack começa a agir de modo estranho, o fantasma sinistro do hotel gradativamente acaba possuindo-o, fazendo com que o homem comece a perseguir sua esposa e seu filho com a intenção de assassiná-los.

A inspiração...

A história foi baseado numa experiência real vivida por Stephen King. O próprio escritor falou numa entrevista que ele e sua esposa Tabitha passaram uma noite num hotel em Colorado, que estava completamente vazio. Disse que quando chegaram lá, ele estava próximo de fechar para a estação. O escritor e sua esposa perceberam que eles eram os únicos clientes no hotel em toda a sua extensão, entre corredores vazios.


Depois de um jantar surreal, onde ele e a mulher eram os únicos convidados, o escritor teve um terrível pesadelo naquela noite, percebendo que uma história estava prestes a se desenvolver. Naquela noite, King sonhou com o seu filho de três anos correndo pelos corredores e olhando para trás constantemente com os olhos arregalados, gritando. Ele estava sendo perseguido por uma mangueira de incêndio. “Eu acordei num solavanco, completamente suado, quase caindo da cama. Levantei, acendi um cigarro, sentei na cadeira olhando para a janela que dava para as rochas, e quando o cigarro terminou eu já tinha em mente o esqueleto do livro”. - Disse King.


Nossa, King...Você é um mestre!

Como todo clássico, o livro vem trazendo diferentes capas a cada nova edição...

Título e capa orinigal 1977
The Shining


Outras edições...


...


Vamos lá... Quem se lembra da famosa Gangue de Holywood??? Formada por jovens entre 18 anos que assaltavam a casa de celebridades???

Isso mesmo pessoal "Bling Ring - A gangue de hollywood"

Sinopse do livro

Entre 2008 e 2009, as residências de Lindsay Lohan, Orlando Bloom, Paris Hilton e diversas outras celebridades foram invadidas e saqueadas. Os ladrões, um grupo de jovens criados em um endinheirado subúrbio de Los Angeles, levaram o equivalente a 3 milhões de dólares em joias, dinheiro e artigos de grife, como relógios Rolex, bolsas Louis Vuitton, perfumes Chanel e jaquetas Diane von Furstenberg. As notícias surpreendentes sobre o caso chocaram Hollywood e intrigaram o mundo. Por que esses garotos, que em nada correspondiam à tradicional imagem dos bandidos, realizaram crimes tão ousados?



A jornalista Nancy Jo Sales entrevistou todos os envolvidos, incluindo os pais e os advogados dos jovens, e até mesmo as celebridades que sofreram os assaltos. Em Bling Ring: a gangue de Hollywood, ela apresenta todos os detalhes de uma das quadrilhas mais audaciosas de nossos tempos. A história real também inspirou o filme de Sofia Coppola, estrelado por Emma Watson.

A inspiração...


Entre os anos de 2008 e 2009 um grupo de adolescentes com idades entre 17 e 18 anos de idade, moradores dos subúrbios ricos de Los Angeles efetuaram uma serie de crimes, entre roubos e arrombamentos, a mansões e casas de famosas celebridades. Entre elas Paris Hilton, Lindsey Lohan e Orlando Bloom. Eles: Courtney Ames, Tess Taylor, Rachel Lee, Nick Prugo e Alexis Neiers, foram presos e condenados a cerca de 4 anos de prisão, depois de um saldo de mais de US$3 milhões em roubos. O caso ficou conhecido como 'o caso de Calabasas', e os garotos foram intitulados como a Gangue “The Bling Ring” uma expressão que denota futilidade luxuriosa, é usada para retratar em diversos contextos algo com cunho de ostentação.

Título e capa original 2013    Título e capa Brasil 2013


THE BLING RING                                 BLING RING
                                                         A gangue de Hollywood






Este livro só tem estas duas capas mesmo, a original, americana e a do brasil. E sim , ele foi lançado aqui no brasil no mesmo ano em que foi lançado nos EUA.

Um outro livro baseado em um história real é o  "Um gato chamado Bob", este é uma biografia sobre a vida do autor James Bowen.

Sinopse do livro...

Quando James Bowen encontrou um gato ferido, enrolado no corredor de seu alojamento, ele não tinha ideia do quanto sua vida estava prestes a mudar. Bowen vivia nas ruas de Londres, lutando contra a dependência química de heroína, e a última coisa de que ele precisava era de um animal de estimação. No entanto, ele ajudou aquele inteligente gato de rua, a quem batizou de Bob (porque tinha acabado de assistir a Twin Peaks).
Depois de cuidar do gatinho e trazer-lhe a saúde de volta, James Bowen mandou-o embora imaginando que nunca mais o veria. Mas Bob tinha outras ideias. Logo os dois tornaram-se inseparáveis, e suas aventuras divertidas — e, algumas vezes, perigosas — iriam transformar suas vidas e curar, lentamente, as cicatrizes que cada um dos dois trazia de seus passados conturbados.
A inspiração...

Este livro foi baseado na vida do próprio autor, James Bowen.  Dependente químico, artista de rua, e agora, amigo de um gato!

Na Primavera de 2007, Bowen foi matriculado em um programa de metadona, busking em Covent Garden, e vivendo em residências protegidas em Tottenham, Londres.

Uma noite, ele voltou para casa e encontrou um gato no corredor de seu prédio. Supondo que ele pertencia a outro residente, ele simplesmente voltou para o seu apartamento. O gato ainda estava lá no dia seguinte, e no dia seguinte, Bowen ficou preocupado e descobriu que o gato não estava usando colar, e tinha uma ferida infectada na perna. Ele então decide verificar com outros residentes para ver se o gato não pertencia a nenhum deles, e quando nenhum deles reivindicou a posse do animal Bowen decidiu ajudar o gato.

Quando não conseguiu encontrar nenhuma informação sobre seus donos, ele lançou o gato de volta para a rua esperando que ele encontre seu próprio caminho de casa. Em vez disso, ele começou a seguir Bowen para todo lado. Preocupado com a ideia de que o gato não tinha outro lugar para ir, Bowen ficou com o gato e deu a ele o nome de Bob, um personagem do seriado Twin Peaks, ao qual ele assistia.

Ele passou a levar o gato para os pontos em que ele se apresentava nas ruas, eles iam no assento da janela do ônibus número 73. A reação do público foi positiva e os dois se tornaram populares, aumentando a sua visibilidade ainda mais quando Bowen começou a vender a revista The Big Issue. O público começou a fazer vídeos de Bowen e Bob para o Youtube, e vários turistas  visitavam Covent Garden para vê-los se apresentando nas ruas. Durante este tempo, Bowen decidiu concluir seu tratamento com metadona.

Título e capa original 2012              Título e capa Brasil                                                                                              
                                                                                       2013
A Street Cat Named Bob        Um gato de rua chamado                                                                                            BOB






Um outro livro baseado na vida real, que no caso, na vida da própria autora foi o "Eu, Christiane F, Treze anos, drogada, prostituída..." Eu ainda não tive a oportunidade de ler este livro mas pretendo ler assim que eu puder.
Vamos a sinopse do livro...


A obra em questão originou-se do próprio interesse de Christiane F, em romper o silêncio e relatar seu depoimento aos jornalistas Kai Hermann e Horst Rieck sobre a questão dos tóxicos entre os adolescentes. O livro tem início com o texto do processo (Berlim, 1978) em que Christiane, colegial, menor de idade, é acusada de consumir, de maneira contínua, substâncias e misturas químicas proibidas por lei. Foi acusada também de ter-se entregado à prostituição, com o propósito de juntar dinheiro suficiente para comprar drogas.

Após tudo isso, sua família se desestruturou; o pai ficou desempregado, a mãe pediu o divórcio, e o inferno instalou-se no seio da família. Christiane era surrada sempre e o lar, por ter-se transformado num ambiente hostil, fez com que ela procurasse as ruas. O livro intercala o depoimento de Christiane com o de sua mãe, de policiais que tiveram contato com a menina, e de psicólogos. De Christiane F. sabe-se que ela esteve longe das drogas por cinco anos, depois de o livro ser publicado, e que vivia com um músico alemão famoso. Atualmente, tem uma filha de três anos.


A inspiração...


A história baseia-se nos relatos da adolescente Christiane Vera Felscherinow, eternizada como "Christiane F." que, aos treze anos de idade, se tornou viciada em drogas.

Até os seis anos ela viveu numa pequena aldeia, onde o ambiente era humilde. Passado algum tempo, mudou-se com a família para Berlim. Porém, a mudança não foi benéfica: o pai de Christiane, após o fracasso em estabelecer uma agência matrimonial na cidade, começou a bater na sua mulher e nas duas filhas; a mãe de Christiane divorciou-se e levou as meninas. Entretanto, depois de um tempo, a irmã de Christiane preferiu viver com o pai e sua namorada.

Destruturada, Christiane começou a andar com más companhias, acabando por experimentar cigarros e álcool, passando pouco depois para drogas como haxixe e LSD. Conheceu Detlef, seu namorado, na discoteca que começou a frequentar chamada "Sound",e por lá também conheceu Axel, Azte, Bernd, Stella e Babsi. Daí em diante, experimentou heroína em um show de David Bowie com um amigo, que tinha dezesseis anos. Depressa ela e o namorado ficaram dependentes da heroína e meteram-se na prostituição, roubando e sendo presos. Ela conseguiu sobreviver tal como o Detlef, mas muitos dos seus amigos acabaram por morrer   ( Azte, Axel e Babsi). Eventualmente Christiane passa por um processo de desintoxicação, quando tenta retomar uma vida normal.cccc

Título e capa original 1978


Outras capas na edição Nacional

                      


Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Um comentário:

  1. Oi, Davyd! Eu sou super fã do Hitchcok e Psicose é um dos meus filmes preferidos dele. Ainda não li o livro no qual foi baseado, mas quero muito desde que assisti ao filme pela primeira vez, anos atrás. Não conhecia a história que inspirou o autor do livro.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir

Quem sou eu?

Quem sou eu?
Davyd Santos é o idealizador e criaador do Blog Encontro com livros. Seu desejo por livros teve início em uma ilha em meio a personagens fantásticos e inusitados, lendo assim, em apenas algumas horas, o livro "Magno" da autora Maria Luiza de Queiroz. É poeta, desenhista amador, amante das artes e leitor assíduo. O mundo em que vive é o mundo que os livros estabelecem.

Curta nossa página no Facebook

Se inscreva no canal do Youtube.

Siga o blog

Siga-nos no Twitter

Entre em contato com nossa equipe

Nome

E-mail *

Mensagem *

Se inscreva no blog

Siga com o G+